
Este é um tutorial básico para os menos experientes começarem a afinar o carburador.
Antes de tudo, observemos um carburador e as suas respectivas partes:
Comecemos com a carburação:
Carburar uma mota depende de muitos factores como por exemplo: a mota ir a fundo afoga (excesso ou falta de gasolina), arranca a mota e acelerar (seja a frio ou a quente) ao máximo e falha (necessita de afinar as baixas)… etc
Passemos então a explicar tudo, ou seja, primeiro baixas, depois médias e por último e não menos importante as altas.
Baixas: É muito fácil e simples, simplesmente tens de jogar com o parafuso de ar e relanti até esta trabalhar bem ao relanti sem acelerar.
Médias: Simplesmente é colocar a agulha ( agulha encontras dentro da parte sinalizada na imagem acima) mais acima, ao meio ou a baixo, dependendo do gosto de cada um (isto poderão saber ao testar).
Altas: Abrindo a cuba ( sinalizado na imagem acima) retire 3 parafusos, um deles ( o maior dos 3) é o gigler de altas, esse gigler é o que tens de substituir por um novo inferior ou maior dependendo se queres que entre mais ou menos gasolina. Deverás experimentar giglers de numero diferentes de 5 em 5 (numero)
Saber quando deves e como deves afinar a carburação olhando para a vela:
Aqui estão fotos distintas de várias estados de velas:
Na vela de cima falta gasolina: por tanto temos de afinar altas, baixas e médias ( baixas e médias não seria necessário se ao trocar o gilgler de altas não modificasse o comportamento dos regimes mencionados.
Esta está com a mistura muito rica, é sinal que tem demasiada gasolina: tens que baixar o gigler de altas única e exclusivamente já que normalmente não afecta as baixas e médias.
E esta está regular, assim dizendo está bem afinada neste caso.