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O que é, como funciona e para que serve o termostato! O termostato tem uma missão muito importante a cumprir, trata-se de conseguir que o motor chegue à temperatura ideal de trabalho e a partir dessa temperatura, o termostato vai se abrindo pouco a pouco e vais se auto-regulando, Abrindo para passar mais água se estiver muito quente e se estiver muito frio fecha-se mais um pouco até fazendo circular menos água para aumentar mais a temperatura. O importante é conseguir que o motor tenha uma temperatura mínima e uma temperatura máxima também.

Porque é necessário este elemento no nosso motor?

É necessário, porque todos os restantes elementos do motor, estão desenhado para trabalhar entre as margens de 68 e 90 graus, por baixo é mau e por cima muito pior.

Mas que elementos em concreto são os que necessitam essa temperatura?

Pois, são o pistão, os segmentos, o cilindro, a caixa de agulhas, os rolamentos, a vela, a carburação, o óleo da mistura… Parece-vos pouco? Mas em vez de nomear mais elementos, passo a explicar o que ocorre em cada um de eles.

O pistão é o primeiro elemento mecânico que recebe directamente a explosão quando ligamos a moto, este aquece muito rápido, ao mesmo tempo que se dilata também, mantendo-se a uma temperatura controlada pela água que passa no cilindro e a culaça, mas se não levar termostato, o cilindro e culaça estarão muito frios e como o cilindro também tem que se dilatar a par do pistão, mas nestas circunstâncias, faz-se a dilatação fora de tempo um do outro e com frequência o pistão gripa ao não caber dentro do cilindro já que o pistão dilatou mais que o cilindro.

Os segmentos, como todos já viram, eles não são fechados, têm uma parte que tem uma abertura, isso serve para que tenham margem de dilatação e ao mesmo tempo comprimirem e só quando o motor tiver aquecido e estiver a trabalhar à temperatura ideal, a pontas dos segmentos estarão quase a tocar-se e a desempenhar correctamente o seu papel não havendo percas de compressão no cilindro. Estes podem agarrar e gripar se passar os 95 graus, mas se estiver abaixo dos 65 graus, não estarão juntos o suficiente ao cilindro e deixarão passar entre as pontas um pouco de compressão.

A caixa de agulhas, estas  podem-se partir facilmente, se não trabalharem  acima dos 60 graus.

Os rolamentos e em especial os chamados c4, e de altas rotações, têm uma folga em frio, que perdem e  ficam ajustados apenas quando estão a trabalhar ás temperaturas para que este estão desenhados, abaixo de isso, não se estraga, mas também fará pouco sentido trabalhar com folgas.

E chegamos a uma questão muito importante, o óleo. O óleo que utilizamos nas nossas motos de 2T e em especial os sintéticos, estão feitos , para que as peças que estão sujeitas a fricção (pistão, segmentos, caixa de agulhas, biela) não o façam directamente, o óleo forma uma espécie de almofada microscópica que impede que todos esses elementos se desgastem com rapidez, mas isto acontece a uma temperatura de trabalho  especifica, daí existir muitos tipos de óleo, uns mais caros e outros mais baratos. No entanto quando o motor está frio, muito desse óleo escapa-se pelo escape em forma de fumo e já que não pode ser cumprido o seu objectivo, imagina todos estes elementos mal lubrificados. Aumentará a fricção nesse momento, o pistão irá aquecer em demasia e com uma lubrificação deficiente por temperatura não apropriada do cilindro irá fazer então que este óleo se escape levando a um agarranço do pistão.

Como funciona o termostato?

Para retirar o que o máximo partido de um motor, é necessário que este trabalhe a uma temperatura mais ou menos constante. É normalmente indicado que o motor atinge o rendimento máximo quando a temperatura do liquido de refrigeração é cerca de 85 ºC. Por este motivo, é necessário que o fluido de refrigeração só actue quando seja necessário. O exemplo mais elucidativo é o que acontece no Inverno. Como a temperatura exterior não é muito elevada, em certas situações é prejudicial estar a arrefecer o motor. Esta situação verifica-se sobretudo no arranque do motor.

O termostato consiste numa válvula movida por uma mola de uma metal muito fino e ondulado, que, geralmente está cheio de um líquido volátil (que ferve e converte-se em vapor a menos de 100ºC) como o éter ou o álcool, que quando está frio faz com que esta válvula fique recolhida, evitando assim a passagem de refrigerante do motor para o radiador. Quando a água atinge 60ºC ou 70ºC, o líquido interno da mola passa ao estado gasoso, dilatando-se, abrindo a passagem de água para o radiador.

Depois desta explicação ainda queres usar a tua mota sem termostato?

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