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Graças a este manual aprenderás a medir o squish do teu cilindro.

O squish é a distância que fica entre o topo do pistão e a borda da culaça quando o pistão está no PMS (ponto morto superior), para depois usar uma junta adequada para obter um rendimento óptimo para o cilindro.

Quanto menor for a distância, mais energética será a combustão, obtendo assim um rendimento maior, mas para estrada não recomendo baixar mais que 0,6mm se a mota for para uso diário.

Se deixarmos uma distância grande perdemos compressão e assim potência.

Se a distância for demasiado curta, pode resultar em danos.

Materiais que iremos necessitar :

  • 1 pouco de fio de estanho (é um metal mole que poderemos esmagar sem romper nada) de 0,8mm ou 1 mm de grossura bastará, já que os cilindros  que temos que medir, os squishs não serão maiores que 0,7mm.
  • 1 peclise para poder medir a grossura do fio.
  • Juntas metálicas de diferentes grossuras para poder deixar o squish na medida desejada.

Antes de nada montamos o pistão e a junta mais fina.

Agora é quando usamos o fio de estanho. Tem que ficar mais ou menos assim como na imagem em baixo

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Montamos a culaca (sem vela) e apertamos bem.

Giramos o variador  com a mão umas quantas voltas para esmagar o fio de estanho como podemos ver na imagem nas pontas.

Removemos a culaça e medimos a parte esmagada do fio de estanho com um peclise. Se a medida desejada for 0,6mm e a grossura do fio é de 0,7mm deveremos remover o cilindro e meter uma junta de 0,1mm, se ao contrário a grossura for menor que a desejada deveremos meter uma junta mais grossa.

Repetir o processo várias vezes para assegurar-nos de que a medida é a correcta.

 

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