spark_plugs

 

 

Aprenda a diagnosticar o estado do seu motor observando a vela!

Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.

 

Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir darei algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.

 

 

RESÍDUOS DE IMPUREZAS

 

Problema – O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.

 

Aspecto da vela – Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.

 

Causas – Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.

 

Solução – As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.

 

RESÍDUOS DE CARVÃO

 

Problema – Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

 

Aspecto da vela – Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.

 

Causas

1 – Ignição atrasada.

 

2 – Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.

 

3 – Filtro de ar obstruído.

 

4 – Deficiência de energia para ignição.

 

5 – Uso excessivo do afogador.

 

6 – Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.

 

7 – Vela de ignição muito fria.

 

Soluções

Causas 1 a 6 – Fazer as regulagens necessárias.

 

Causa 7 – Substituir as velas por tipo correto (procure no manual da sua moto ou em uma tabela de velas atualizada).

 

 

CARBONIZAÇÃO HÚMIDA

 

Problema – Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

 

Aspecto da vela – A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.

 

Causas

Anéis do pistão ou cilindro desgastados.

 

Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.

 

Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.

 

Soluções

Substituir os anéis ou retificar os cilindros.

 

Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.

 

Corrigir a proporção óleo/combustível.

 

ENCHARCAMENTO

 

Problema – Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.

 

Aspecto da vela – Ponta da vela encharcada de combustível.

 

Causas – Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.

 

Solução – Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.

 

SUPERAQUECIMENTO

 

Problema – O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.

 

Aspecto da vela – O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.

 

Causas

1 – Ponto de ignição adiantado.

 

2 – Mistura ar/combustível muito pobre.

 

3 – Deficiência no resfriamento do motor.

 

4 – Aperto insuficiente de vela.

 

5 – Combustível com baixa octanagem.

 

6 – Vela de ignição muito quente.

 

Soluções

Causas 1 a 4 – Efetuar as regulagens necessárias.

 

Causa 5 – Utilizar combustível adequado ao motor.

 

Causa 6 – Substituir as velas por tipo correto.

 

ISOLADOR QUEBRADO

 

Problema – Falha e baixo desempenho do motor.

 

Aspecto da vela – O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.

 

Causas – É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.

 

Soluções – Evitar sobrecarga na moto e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.

 

PRÉ-IGNIÇÃO

 

Problema – Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.

 

Aspecto da vela – Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.

 

Causas

1 – Ignição excessivamente adiantada.

 

2 – Deficiência no resfriamento do motor.

 

3 – Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.

 

4 – Vela de ignição muito quente.

 

Soluções

Causas 1 e 2 – Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.

 

Causa 3 – Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.

 

Causa 4 – Substituir as velas por tipo correto.

 

MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES

 

Aspecto da vela – Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.

 

Causas – A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.

 

Solução – Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.

 

FIM DA VIDA ÚTIL

 

Problema – Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.

 

Aspecto da vela – Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.

 

Causas – A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.

 

Solução – Coloque velas novas.

 

 

About Author

Deixe um comentário